A luxuosa série A320 (W142) havia sido introduzida pela Mercedes-Benz em 1936, portanto antes do início da Segunda Grande Guerra. Eram oferecidos diversos modelos na linha: saloon, tourer, roadster e cabriolets, sendo as versões saloon as mais vendidas.
O motor usado era um 6 cilindros em linha, com válvulas laterais e de 3208 cm³ de deslocamento. Posteriormente, o motor foi ampliado para 3405 cm³, a fim de compensar a baixa qualidade da gasolina. A potência do motor maior atingia modestos 78 cv. Porém, justamente por causa da Segunda Grande Guerra, a produção da Mercedes-Benz foi interrompida em 1942, devido ao maciço bombardeio da Alemanha pelas forças aliadas .
Com o final da guerra, os esforços da Mercedes-Benz concentraram-se inicialmente na produção do modelo 170, mais acessível e ainda do período anterior ao início da guerra. Enquanto isso, desenvolvia uma nova linha de modelos. Para o segmento de luxo, a proposta era desenvolver uma nova linha baseada na antiga série A320, sendo o modelo destas fotos o único protótipo produzido da nova série, construído em 1948. O desenvolvimento de um novo motor, com comando de válvulas no cabeçote, que daria origem à série 300 "Adenauer", tornou o protótipo cabriolet desnecessário, não sendo produzido em série.
Este A320 1948 foi então comprado por um empresário e colecionador holandês, que o levou para a Indonésia, onde lá permaneceu por quase 40 anos. No final dos anos 80, um entusiasta australiano redescobriu o carro e o levou para a Austrália. Após extensa análise do veículo, conduzida pelo então diretor do Museu da Daimler-Benz, Max-Gerrit von Pein, foi atestado que o modelo era realmente o único protótipo da série A320 do pós-guerra. Foi então executada uma restauração completa em Melbourne, posto que o carro estava bastante maltratado, inclusive repintado de vermelho (a cor original é a que se vê nas fotos que ilustram esta postagem), salvando assim o modelo Mercedes-Benz mais exclusivo de todos os tempos.
Sou um apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Embora nunca tenha trabalhado na área automobilística, tenho um certo conhecimento do assunto, já que tenho os carros como hobby a um bom tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário