sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mercedes-Benz A320 Cabriolet 1948


A luxuosa série A320 (W142) havia sido introduzida pela Mercedes-Benz em 1936, portanto antes do início da Segunda Grande Guerra. Eram oferecidos diversos modelos na linha: saloon, tourer, roadster e cabriolets, sendo as versões saloon as mais vendidas.

O motor usado era um 6 cilindros em linha, com válvulas laterais e de 3208 cm³ de deslocamento. Posteriormente, o motor foi ampliado para 3405 cm³, a fim de compensar a baixa qualidade da gasolina. A potência do motor maior atingia modestos 78 cv. Porém, justamente por causa da Segunda Grande Guerra, a produção da Mercedes-Benz foi interrompida em 1942, devido ao maciço bombardeio da Alemanha pelas forças aliadas .

Com o final da guerra, os esforços da Mercedes-Benz concentraram-se inicialmente na produção do modelo 170, mais acessível e ainda do período anterior ao início da guerra. Enquanto isso, desenvolvia uma nova linha de modelos. Para o segmento de luxo, a proposta era desenvolver uma nova linha baseada na antiga série A320, sendo o modelo destas fotos o único protótipo produzido da nova série, construído em 1948. O desenvolvimento de um novo motor, com comando de válvulas no cabeçote, que daria origem à série 300 "Adenauer", tornou o protótipo cabriolet desnecessário, não sendo produzido em série.

Este A320 1948 foi então comprado por um empresário e colecionador holandês, que o levou para a Indonésia, onde lá permaneceu por quase 40 anos. No final dos anos 80, um entusiasta australiano redescobriu o carro e o levou para a Austrália. Após extensa análise do veículo, conduzida pelo então diretor do Museu da Daimler-Benz, Max-Gerrit von Pein, foi atestado que o modelo era realmente o único protótipo da série A320 do pós-guerra. Foi então executada uma restauração completa em Melbourne, posto que o carro estava bastante maltratado, inclusive repintado de vermelho (a cor original é a que se vê nas fotos que ilustram esta postagem), salvando assim o modelo Mercedes-Benz mais exclusivo de todos os tempos.

Nenhum comentário: