domingo, 8 de fevereiro de 2009

Pierce-Arrow Silver Arrow 1933

Fotos: Supercarsnet.com


São poucos os automóveis produzidos até então que sejam tão exclusivos quanto os Pierce-Arrow Silver Arrow fabricados em 1933. Apenas 5 unidades desse magnifíco automóvel foram produzidos, sendo um dos primeiros automóveis "de rua" fabricados com carroceria voltada para redução de arrasto aerodinâmico, projetada através de exaustivos testes em túnel de vento.


Com carroceria totalmente fabricada em alumínio e equipados com potentes (para a época...) motores V12 de 175 cv, atingiam velocidades superiores a 160 km/h, valor bastante expressivo para os anos 30, ainda mais considerando-se o pesso do veículo (acima de 2500 kg). Como o V12 possuia ângulo elevado entre as duas bancadas de cilindros, o centro de gravidade era mais baixo do que o usual, permitindo melhor comportamento dinâmico do que os demais automóveis da época.


Quando de sua apresentação, na "Chicago World Fair" de 1933, o Silver Arrow foi considerado o automóvel do futuro pelo fabricante, Pierce-Arrow: "apresentamos em 1933 o carro de 1940". Embora a história tenha demonstrado que os automóveis dos anos 40 não tenham sido exatamente como os Silver Arrow, sem dúvida alguma o desenho do modelo era futurista e à frente de seu tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que design!! Gostaria de poder fotografar esse carro!!!

Road Runner disse...

Paulo,

Imagino como ficariam as fotos feitas por você e seus "olhos de mestre" para fotografias!

Esse carro me chamou a atenção desde o primeiro momento que o conheci. Foi lendo uma publicação da Motor 3, de 1986, comemorando os 100 anos de invenção do automóvel com motores de combustão interna.

Grande abraço,

RR