segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Top classics

Duesenberg J Rollston Convertible Berlini 1937, apenas 2 unidades produzidas
Foto: Rob Clements, site www.ultimatecarpage.com

Estava novamente lendo edições antigas do jornal O Radiador, do Veteran Car Club do Brasil, e encontrei, na edição número 2, a definição de automóveis clássicos. A definição é bastante severa, mas tomei a liberdade de compartilhar com vocês, já que a publicação original foi feita em 1977:

"Os automóveis hoje tidos como clássicos são os que, devido as suas características mecânicas e estéticas, mantem-se como padrões de elegância e distinção em qualquer época.

Na fabricação desses automóveis utilizavam-se materiais como prata, alumínio, bronze e, muitas vezes, até ouro; madeiras raras e selecionadas, couro curtido de modo a manter sua beleza, cor e cheiro característico por muitos anos; lã de carneiro de raças especiais, tintas aplicadas dezenas de vezes, para que jamais a carroçaria apresentasse defeito algum em sua superfície.

Pode-se definir um carro clássico de acordo com vários critérios, dos quais podemos apontar:

1 - Data de fabricação. São considerados clássicos os carros construídos desde a metade da década de 20 até a explosão da 2a. Grande Guerra (1939), com exceção do Lincoln Continental fabricado até 1948, do Bugatti modelo 101, de todos os Bentley e Rolls-Royce e de alguns Delage e Delahaye, construídos até 1950.

2 - Volume de produção. Todos os clássicos foram produzidos em quantidades limitadas.

3 - Cuidados na fabricação, inclusive na parte mecânicia.

4 - O custo de fabricação, já que ao fabricante interessava apenas o produto final minuciosamente construído, independente de seu custo.

5 - A clientela a que se destinavam. Essa selecionada clientela exigia não só beleza mas, principalmente, que o carro possuísse características únicas, capazes de diferenciá-lo de todos os outros automóveis.

6 - O valor dos automóveis. Veículos que hoje valem muitas vezes seu preço original e cujo valor continua subindo, independente do ano de fabricação.

Segundo pesquisa feita no livro 'Sports & Classic Car, by Griffith Borgeson & Eugene Jaderquist - New York', podemos apontar as principais marcas de automóveis clássicos:

Auburn, Alfa Romeo, Bentley, Bugatti, Cadillac, Chrysler, Cord, Cunningham, Daimler, Doble, Duesenberg, Franklin, Hispano-Suiza, Isotta Fraschini, Lincoln, La Salle, Marmon, Maybach-Zeppelin, Mercedes-Benz, Packard, Pierce-Arrow, Rolls-Royce, Stutz, SS Jaguar e Wills St. Claire."

Aos poucos, pretendo ir estudando a história desses grandes clássicos e, à medida que ir conseguindo material confiável, vou postando por aqui.

Nenhum comentário: