segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Phantom Corsair 1938

Fotos: Internet, Conceptcarsz, Ultimatecarpage


Que os anos 30 foram pródigos em automóveis aerodinâmicos, seguindo a tendência de desenho de carrocerias streamline, alguns de vocês já devem saber. Porém, talvez o automóvel mais marcante dessa época seja o Phantom Corsair, tendo um único protótipo produzido em 1938, que pode ser visto nas fotos deste post. O desenho da carroceria era radicamente diverso de tudo o que já havia sido pensado até então, mesmo considerando-se os demias modelos que seguiram a escola streamline.


O carro foi desenhado em conjunto por Rust Heinz e Maurice Schwartz, com o objetivo de ser um automóvel bastante avançado, de forma a antecipar os veículos de tempos futuros. Portanto, o chassi escolhido foi o do Cord 810, então o projeto mais moderno dos EUA. A mecânica do Cord 810 consistia de um motor V8 de 190 hp, acoplado a uma transmissão de 4 velocidades operada eletricamente, com tração nas rodas dianteiras. As supsensões eram independentes nas 4 rodas, contando ainda com amortecedores de carga ajustável.


O cuidado aerodinâmico chegou a extremos, como por exemplo a placa de licença traseira coberta por material transparente ou a área envidraçada mínima. Os pára-choques eram compostos por várias lâminas sobrepostas e não havia maçanetas ou retrovisores externos. Nem mesmo a grade dianteira foi mantida, algo incomum mesmo nos dias atuais.


Aliada à boa potência do motor Cord V8, o desenho bastante aerodinâmico da carroceria permitia velocidade máxima da ordem de 185 km/h, respeitável ainda hoje, podendo-se imaginar o que tal valor representava no final dos anos 30. E o Phantom Corsair podia levar 6 passageiros adultos com todo o conforto de um automóvel de luxo.


Porém, o veículo não passou da fase de protótipo, devido ao falecimento de Rust Heinz pouco tempo depois do único Phantom Corsair ter sido fabricado. A idéia inicial era produzir uma série limitada, com preço de venda de US$12,5 mil. Atualmente, o carro pertence ao National Automobile Museum, em Reno, Nevada, nos EUA.


O carro apareceu no filme “The young at heart”, também de 1938. Nesse filme o carro é chamado de “Flying Wombat”, apresentado como o carro do futuro. Acredita-se que os vários veículos que podem ser vistos no salão de vendas daquele filme sejam modelos em cera, já que apenas um único automóvel foi produzido. No jogo para PC “Mafia” também há o Phantom Corsair disponível, como um táxi bastante rápido.


Este ano o Phantom Corsair poderá ser visto no 14th Annual Amelia Islands Concours d’Elegance, entre os dias 13 e 15 de março, em uma de suas raras exibições fora do museu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso esse carro lindo e ainda é v8 pena só existir 1.