quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Obrigatoriedade do air bag

Acabei de ler no Yahoo! que a Câmara aprovou a lei que obriga os automóveis novos no Brasil a saírem de fábrica com air bags frontais, para motorista e passageiro. O projeto segue agora para o Planalto, a fim de que o presidente da república sancione a lei.

Para novos lançamentos, a lei passa a valer a partir do primeiro ano de sua regulamentação pelo Contran. Para modelos já existentes, essa obrigatoriedade passará a valer somente após 5 anos de o Contran ter regulamentado a lei.

O air bag é um assunto bastante polêmico. Eu, particularmente, não tenho interesse em adquirir um veículo equipado com air bag, por tratar-se de um equipamento de segurança passiva, ou seja, atua somente após o acidente ter ocorrido. Portanto, até que o air bag se torne estritamente necessário, o motorista teve tempo para atuar e, no mínimo, reduzir as consequências do acidente. Isso considerando-se um motorista experiente, que conheça os próprios limites e o do carro. Porém, como defendo que todo motorista deveria se empenhar em dirigir da melhor maneira possível, a justificativa de que os "motoristas padrão" não sabem atuar em emergências, não cola.

Prefiro usar o valor do air bag para equipar o veículo com freios, pneus e suspensões de melhor qualidade, pois isso é segurança ativa, equipamentos que ajudam a evitar acidentes. Aliás, freios sem ABS ou qualquer outro auxílio eletrônico, pois não gosto que a máquina decida por mim como frear.

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

a cabeça é minah ue bato com ela onde quiser...